Encontro aconteceu nesta terça-feira (19), às 9h, na Câmara Municipal, e garantiu espaço para que a população participasse ativamente das decisões sobre o futuro do município
Na manhã desta terça-feira (19), a Prefeitura de Quixadá promoveu uma audiência pública voltada à elaboração do Plano Plurianual (PPA) referente ao período de 2026 a 2029. O encontro aconteceu na Câmara Municipal e contou com a participação de autoridades, gestores, vereadores e cidadãos, que tiveram a oportunidade de apresentar sugestões e demandas para o futuro do município.
O PPA é o instrumento de planejamento que orienta as ações do governo ao longo de quatro anos. Nele são definidos os programas, projetos e investimentos a serem executados pela administração municipal em áreas como saúde, educação, infraestrutura, cultura, esporte e assistência social. Sua elaboração é fundamental para que a cidade tenha um direcionamento claro de desenvolvimento, com metas e resultados bem estabelecidos.
Durante a audiência, o secretário de Planejamento e Finanças, Erismá Filho, destacou a importância do processo participativo. "O plano contempla toda a programação dos próximos quatro exercícios. É um plano que ultrapassa a gestão atual, o próximo gestor já recebe parte desse plano. Por isso é um momento importante para o futuro", afirmou.
O consultor Cleverson Ximenes também reforçou o compromisso da gestão municipal com a escuta da população. "Há uma preocupação muito grande da gestão para trazer as reivindicações da população para incluir no PPA", disse.
Representando o Legislativo, o vereador Babá chamou atenção para a necessidade de garantir recursos mínimos para algumas áreas. "Alguns municípios sofrem com isso, aí seria interessante destinar parte do PPA para que algumas secretarias possam se manter", pontuou.
Já o presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Neto, apresentou sugestões relacionadas à mobilidade urbana. "A abertura de duas vias em Quixadá, na avenida da Cysne para sair lá no São João. E a outra é descendo da avenida da maternidade para sair no matadouro para já sair para Quixeramobim, evitando o transporte de cargas pesadas dentro de algumas ruas da cidade. Eu sugiro colocar essas duas demandas no PPA", afirmou.
Além dos gestores e representantes políticos, a população também marcou presença trazendo suas demandas. A moradora do bairro Combate, Gleiciane de Lima Silva, pediu a reativação do Centro de Zoonoses. "Eu tenho seis pets e ajudo quatro patas. Tem muitas pessoas que abandonam os cachorros e o centro de zoonoses é muito importante para Quixadá", ressaltou.
A audiência pública representou, portanto, um momento de construção coletiva. Com falas de autoridades e cidadãos, ficou evidente a importância de alinhar as políticas públicas às reais necessidades da comunidade, fortalecendo a gestão participativa e garantindo que os recursos sejam aplicados de forma eficiente e democrática.