O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 27/10/1870
Emancipação Política: 27 DE OUTUBRO DE 1870
Gentílico: QUIXADAENSE
Unidade Federatíva: CEARÁ
Mesorregião:
Microrregião:
Distância para a capital: 167 KM

Dados de características geográficas

Área: 2.019.834,00
População estimada: 87728
Densidade: 43,40
Altitude: 189
Clima: TROPICAL SEMIÁRIDO BRANDO
Fuso Horário: Hora de Brasília
Quixadá é um município brasileiro do estado do Ceará. É a maior cidade do sertão central, com uma população estimada em 2019 de 87.728 habitantes.[3] Possui uma área de 2.019,834 km² e uma densidade demográfica de 43,43 hab/km²[2]. O município possui o 17º maior PIB do estado, maior renda per capita e melhor IDH do Sertão central. Na década de 1960 e 1970 o município esteve na lista das 100 cidades mais populosas do Brasil.

Conhecida como "Terra da Galinha Choca", "Terra dos Monólitos" ou "Cidade Rainha do Sertão Central", uma de suas características mais marcantes são formações rochosas, os monólitos, nos mais diversos formatos que "quebram" a aparente monotonia da paisagem sertaneja. É também conhecida por ser a terra de escritores como Jáder de Carvalho e Rachel de Queiroz que, apesar de ter nascido em Fortaleza, a capital do Ceará, possuía uma relação muito forte com a cidade, visitando-a constantemente, quando se hospedava em sua Fazenda Não Me Deixes, que herdou de seu pai, Daniel de Queiroz.[6]
Originalmente, a região foi habitada pelos índios Canindés e Jenipapo pertences ao grupo dos Tapuias, resistindo à invasão portuguesa no início do século XVII (17), sendo (pacificados) em 1705, quando Manuel Gomes de Oliveira e André Moreira Barros ocuparam as terras de Quixadá. Estes grupos indígenas resistiram até 1760, pois os conflitos entre índios e colonos, ocasionados pelo desenvolvimento da pecuária desde 1705, praticamente extinguiram essas tribos.

A colonização da área compreendida atualmente pelo município de Quixadá ocorreu através da penetração pelo rio Jaguaribe, seguindo seu afluente o rio Banabuiú e depois o rio Sitiá, cujo objetivo principal era a conquista de terras para a pecuária de corte e leiteira.

A primeira escritura pública da região foi a do Mosteiro Beneditino, hoje Casa de Repouso São José, na Serra do Estêvão, onde hoje é o distrito de Dom Maurício, em 1641. Manuel da Silva Lima, alegando ter descoberto dois olhos d'água, obteve uma sesmaria. Essas terras, inicialmente de Carlos Azevedo, eram o "Sítio Quixedá" adquirido por compra conforme escritura de 18 de dezembro de 1728.

Em seguida, a propriedade foi vendida a José de Barros Ferreira em 1747 por duzentos e cinquenta mil réis. Oito anos depois, José de Barros, construiu casas de morada, capela e curral, lançando assim as bases da atual cidade de Quixadá, sendo considerado, portanto, o legítimo fundador da cidade. A fazenda prosperou e se transformou em distrito do município de Quixeramobim.

A partir do século XIX, com a instalação da estrada de ferro que ligava o Cariri à Fortaleza ocorreu forte urbanização do município. Esta também foi fortemente influenciada pela produção de algodão exportado para a Inglaterra, que nesta época vivia a Revolução Industrial. A Freguesia de Quixadá foi criada pela Lei provincial n.° 1.305, de 5 de novembro de 1869. Em de 27 de outubro de 1870 a Lei provincial n.° 1.347 criou o Município de Quixadá desmembrando-o de Quixeramobim e sendo elevado à categoria de vila.

Com o projeto e a construção do Açude do Cedro, a vila passa a receber ainda mais imigrantes vindo de diversas regiões (estimados em 30.000), além disso diversas estradas foram construídas. Este processo acelera a urbanização, fazendo com que em 17 de agosto de 1889 a vila recebesse foros de cidade pela Lei provincial n.º 2.166.

Deste sua emancipação até hoje, teve cinquenta e três governos municipais, sendo o fazendeiro Laurentino Belmonte de Queiroz, o primeiro gestor no período de 1871 a 1873.
Quixadá possui um museu, o Museu Histórico Jacinto de Sousa, um centro cultural, o Centro Cultural Rachel de Queiroz, com dois pavimentos, um teatro e um anfiteatro. O centro cultural oferece oficinas de audiovisual, música, teatro e artes plásticas.

E a então inaugurada Memorial Rachel de Queiroz onde fica o atual chalé da pedra, um ambiente restaurado e equipado com peças e artefatos da escritora.

E recentemente foi inaugurado o Cinema, localizado no Pinheiro Supermercado .

Eventos religiosos
Um dos principais eventos religiosos do município é a romaria de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão[25]

Seguido pelo mais novo evento que já acontece desde 2011, a Via Sacra, organizada por membros da Fundação Rachel de Queiroz, tem seus acontecimentos realizados na Praça da Cultura, localizada no centro da cidade. No distrito de Califórnia também são realizadas as festas em homenagem ao seu padroeiro São Francisco de Assis. Festa de Nossa Senhora do Carmo Comunidade Croa Grande Califórnia Quixadá

Filmes
O cangaceiro Trapalhão é um filme brasileiro de 1983 do grupo de comediantes brasileiros Os Trapalhões e inspirado na história do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, também conhecido como Lampião, o assim chamado "Rei do cangaço". Gravado em Juatama distrito de Quixadá.
O Quinze de Rachel de Queiroz, Sinopse:1915, sertão central do Ceará. Uma grande seca dizimou boa parte da população local. A jovem professora Conceição (Karina Barum), que trabalha em Fortaleza, passa as férias na fazenda de sua avó, Mãe Inácia (Maria Fernanda Meirelles), no município de Quixadá. Lá ela convive com os problemas da seca, além de se envolver com seu primo Vicente (Juan Alba). Ele é fazendeiro e está apaixonado pela prima, mas no momento concentra sua atenção no combate a uma praga de carrapatos e em salvar o gado da fome. No município também vive Chico Bento (Jurandir Oliveira), que trabalha como vaqueiro na fazenda de Dona Marocas. Quando recebe ordem de se retirar do local, Chico negocia com Vicente sua pequena criação em troca de uma burra velha e uma quantia em dinheiro. Ele então parte com sua família rumo a Fortaleza, enfrentando as dificuldades do percurso.
O Auto da Camisinha é um média-metragem de ficção de 2009, com 52 minutos de duração e rodado em 35mm. Tem como um dos atores principais Chico Anysio. O filme tem uma importante mensagem de cidadania ao tratar de assuntos como a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Ele promete chamar a atenção de todos com a forma com que vai tratar desses assuntos, por meio de uma linguagem lúdico educativa que deve agradar o público e ao, mesmo tempo, conscientizá-lo do assunto. Também gravado na Juatama - Quixadá.
"Já estreado em 2011" filme “Área Q”, que terá a participação dos globais, Tânia Kalil e Murilo Rosa, é uma parceria entre as produtoras Reef Pictures Inc., ATC Entretenimentos e Estação Luz Filmes. O projeto reúne vários profissionais já conhecidos do cinema brasileiro, dentre eles destacam-se Glauber Filho (diretor do filme “Bezerra de Menezes: O Diário de um Espírito”), como produtor executivo; Márcio Ramos, responsável pelos efeitos especiais. Já entre seus produtores está o cearense Halder Gomes, que foi responsável pelos curtas “Cine Holiúdi – O Astista Contra o Caba do Mal” e “Loucos de Futebol.
Gato Preto dirigido pelo quixadaense Clébio Ribeiro é um longa-metragem com orçamento total estimado em R$1,5 milhão. Utilizando pontos turísticos da cidade como o Açude do Eurípides e o histórico Açude do Cedro, a produção levanta questões sobre presença cigana na década de 1970 e questões espirituais.
Na trama, um grupo de ciganos chega a um Quixadá fictício e se instala nos arredores da cidade. O comportamento distante dos padrões e o forte preconceito da época fazem os comerciantes iniciarem uma empreitada contra a estadia dos passantes. “Todos ficam muito indignados, pois os ciganos começam a tomar sua freguesia”, Com pretensões comerciais e pós-produção trabalhosa, Gato Preto tem previsão de estreia nacional para 2012. Outro ponto de destaque é o elenco. Jackson Antunes, Jane Azeredo, Juliana Carvalho, Sidney Souto, Haroldo Serra e Alexandre Mandarino são apenas alguns dos nomes figurando no longa. O filme marca também o retorno da atriz, produtora cultural e diretora Aurora Duarte. Longe das telas há décadas, a pernambucana radicada em São Paulo disse estar “perfeitamente integrada ao lugar”. “Quixadá é personagem também”.

Sem informações até o momento

Sem informações até o momento

Hino Municipal

Linda terra, rica e querida
Povo forte, nobre, altaneiro
Quixadá, tu és minha vida
E meu orgulho em ser brasileiro

Teus monólitos e fazendas
Contornando esse imenso sertão
Mais parecem de Deus oferendas
Aos seus filhos, com devoção
Quantas glórias, cidade-menina
Te contemplam em teu fadário
És qual luz, pura e bela, cristalina
Neste encontro tão dignitário

Vou cantando feliz e contente
Tua história com amor e paixão
Quixadá, grande, forte e valente
Viverás sempre em meu coração

Teus monólitos e fazendas
Contornando esse imenso sertão
Mais parecem de Deus oferendas
Aos seus filhos, com devoção
Quantas glórias, cidade-menina
Te contemplam em teu fadário
És qual luz, pura e bela, cristalina
Neste encontro tão dignitário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Infraestrutura Há 85 dia(s)

Nova iluminação da rodovia que leva ao Residencial Rachel de Queiroz é inaugurada nesta quinta (27)

Além da iluminação, o passeio ciclístico é uma oportunidade para a comunidade celebrar essa conquista

#AssistênciaSocial Há 85 dia(s)

Café com Bolsa, programa que leva serviços as comunidades, atende a moradores da Califórnia nesta quinta-feira (27)

Durante todo um dia inteiro dedicado à comunidade, a prefeitura leva diversos serviços para população do distrito

#Infraestrutura Há 85 dia(s)

Convênio de R$ 18 mi para novo hospital em Quixadá é publicado no Diário Oficial

O novo hospital promete elevar o atendimento em saúde na região, proporcionando melhores condições para os cidadãos de Quixadá

#Infraestrutura Há 86 dia(s)

Prefeitura de Quixadá inicia última fase da iluminação de LED na rodovia de acesso ao Residencial Rachel de Queiroz

Essa iluminação era uma antiga demanda dos moradores, que enfrentavam riscos de acidentes no trecho.

#Turismo Há 87 dia(s)

Quixadá Verde, competição de voo livre, acontece até o dia 30 de junho

Neste ano, a competição oferece uma premiação de R$ 5.000 (cinco mil reais) para os melhores colocados em cada categoria

#Educação Há 92 dia(s)

Celebrando os avanços e conquistas na Educação, Prefeitura de Quixadá reinaugura Colégio Municipal

A reinauguração do Colégio Municipal é um passo significativo para garantir o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes de Quixadá

#Esporte Há 92 dia(s)

Prefeitura de Quixadá e Governo do Estado realizam sonho da comunidade ao entregar nova areninha do Tapuiará

Localizada próxima à praça central, a areninha possui alambrados, vestiários e um gramado de piso sintético.

#Cultura Há 93 dia(s)

Valorizando a cultura local, Prefeitura de Quixadá autoriza modernização do Memorial Rachel de Queiroz

O memorial, que abriga um valioso acervo dedicado à vida e obra da renomada escritora, será submetido a intervenções estruturais

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito