Prefeito Ricardo Silveira apresenta projeto a reitores e dirigentes de instituições estratégicas para o desenvolvimento regional
Quixadá consolida-se como um dos centros de inovação no Ceará, ao lado de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, de acordo com mapeamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Para fortalecer ainda mais essa vocação, a Prefeitura de Quixadá investe na implantação da Estação Tecnológica, cuja inauguração está prevista ainda para o primeiro semestre de 2025. O equipamento já está com mais de 94% das obras concluídas e promete ser um marco para o empreendedorismo e a inovação no Sertão Central.
Na manhã desta terça-feira (29), o prefeito Ricardo Silveira recebeu representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e do Sebrae no campus da UFC em Quixadá. O encontro teve como objetivo apresentar os detalhes da Estação Tecnológica e discutir o papel estratégico do novo espaço como centro de desenvolvimento local, com foco na criação de startups, projetos inovadores e incentivo à formação de jovens empreendedores.
O prefeito destacou que a inspiração para a Estação surgiu após visita à Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), em Florianópolis. O prédio contará com recepção, foyer, elevador de acessibilidade, coworking, copa, banheiros, mezanino e será totalmente climatizado, oferecendo estrutura adequada para o desenvolvimento de ideias criativas. "Já temos diálogo com a Câmara Municipal para garantir incentivos fiscais como ISS, ITBI e IPTU para empresas do setor de informática que queiram investir em Quixadá", ressaltou Ricardo Silveira.
Durante a reunião, o reitor da UFC, professor Custódio Almeida, elogiou a iniciativa da Prefeitura. "A antiga estação ferroviária, agora transformada em Estação Tecnológica, é um ícone que simboliza essa nova fase de Quixadá, que já é uma cidade universitária e com vocação para a tecnologia", afirmou. O reitor do IFCE, Wally Menezes, também demonstrou entusiasmo com o projeto e reforçou a disposição da instituição em atuar em parcerias. "Temos projetos que convergem com essa proposta e vamos trabalhar juntos para impulsionar essa iniciativa".
O diretor técnico do Sebrae, Alci Porto, enfatizou que a Estação Tecnológica representa um passo fundamental para superar os desafios de acesso à inovação no interior do estado. A reunião foi organizada pela professora Andreia Libório, entusiasta do projeto, e contou ainda com a presença de outros representantes da UFC, Sebrae e da gestão municipal. A obra é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Quixadá, as instituições de ensino e o Governo do Estado do Ceará, com investimento estimado em R$ 1,4 milhão.